23 de maio de 2011

Retrô X Vintage

  Há um tempinho atás se ouvia falar muito o termo retrô, no mundo da moda, se referindo à peças de uma outra época, recentemente ou não tão recentemente assim  o vintage virou modinha moda, aí muita gente começou a revirar os ármarios de suas, mães, avós, tias, sem contar os brechós mundo afora, em busca de peças vintanges e a moda pegou. Bem, tem muita gente que acha que as duas palavras referem-se à mesma coisa, ou diz estar vestindo um look vintage quando na verdade essencialmente, nenhuma peça do look se encaixa realmente no que pode ser chamado assim. Pois bem, então vamos clarear um pouquinho as coisas.

  O termo vintage é usado para designar uma colheita de uvas para produção de vinhos com excepcional qualidade (vint se referindo a colheita das uvas e age quer dizer idade), também usado com referência à vinhos que têm a capacidade de envelhecer dentro da garrafa. No mundo da moda a designação serve para peças que marcaram uma época e que tenham sido feitas há pelo menos duas décadas. 

  Já o retrô quer dizer "para trás" ou "tempos passados", e faz referência à peças que possuem características de um estilo que marcou uma época passada, mas são fabricadas hoje apenas com uma inspiração em determinado período, também se pode usar a designação New old (novo velho) para tais peças. Exemplo disso, são as calças Flare, que são inspiradas nas calças boca de sino, típicas dos anos 70 e do movimento Hippie, outro exemplo são os Scarpins que marcaram a década de 60 e que volta e meia se tornam hits novamente, outro exemplo da mesma década são os óculos gatinho. Além disso também podemos citar os coturnos, que foi uma das marcas do movimento punk.

  Espero ter clareado um pouco as coisas. Acho que esse é o primeiro post do blog com um pouquinho mais de texto e zero imagem, além de um breve passeio pela história da moda.
  Por favor me digam se gostaram desse post!

11 comentários:

  1. Olá !!

    Adorei o blog!!

    Convido você a acessar o meu blog tb...

    Se puder siga!!

    http://sabrinapalermo.blogspot.com/

    Beijos e um ótimo dia!!

    ResponderExcluir
  2. Já tinha visto essa explicação pra 'vintage' em outro blog, mas não diferenciava de 'retrô' não. Gostei do post sim, é importante sabermos como usar cada termo ;]

    Bjs, Tita
    www.profissaoperua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a explicação!
    Adoro retrô!

    :*
    Veca
    trocandodeesmalte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ótimas definições!
    www.viajandonabeaute.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Adoro história da moda... e também moda retrô... adorei o post...
    Passem lá no Blog Mon amie m'a dit... deixem seus comentários.... já estamos te seguindo... siga a gente também... Convidamos a todas
    Bjs,
    Dani

    http://monamiemadit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei o Post e o blog também =)


    Tô seguindoo!

    Segue também?
    http://123coisas.blogspot.com

    Beijooos!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post, não sabia muito bem a diferença de retrô e vintage.
    Beijos,
    http://blogdalariduarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Post simplesmente PERFEITO!!! Adorei a explicação e acho ótimo que tenhamos blogs que se preocupem com a parte "técnica" da coisa. Afinal tem muita gente por aí usando termos só porque ouviu dizer!
    Beijoca!

    ResponderExcluir
  9. Ameeeeeeeeeei o post.....essa duvida tb ficava na minha cabeça....se elas significavam a mesma coisa ou tinha diferença!!!
    Amei
    Bjinhux
    http://saiaplissada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post, super fácil de entender para quem não sabe o que significa...

    beijinhos
    Ótimo findi, querida!
    http://www.deliriosdeconsumo.com/

    ResponderExcluir
  11. Nossa minha flor,
    Adorei o post, informação correta e produtiva.
    Vai me visitar, tem post novo no ar!
    Andrea
    http://vitrinerepresentacoes.blogspot.com
    @VitrineRepres

    ResponderExcluir